IDEC - Instituto para o Desenvolvimento do Esporte e da Cultura

Container do Esporte e Container das Artes, em parceria com o Idesam, contribuem para o reflorestamento de 780m² no interior do Amazonas

Ação ocorre por meio de plantio de árvores realizado na Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) do Uatumã, entre os municípios de São Sebastião Uatumã e Itapiranga.

Iniciativa prevê a compensação de 26,95t CO2 por meio do plantio de 78 (setenta e oito) árvores em Sistemas Agroflorestais (SAF’s), técnica de produção que imita a dinâmica natural de florestas nativas combinando diferentes espécies florestais e agrícolas. A mistura de espécies garante diversificação da alimentação e da renda para famílias locais que se utiliza do agro extrativismo para seu sustento. Além disso, com a recuperação de áreas degradadas e o plantio de novas árvores, o sistema promove a retirada de CO2 da atmosfera. Os projetos da parceria percorreram mais de 30 municípios: Maranhão, Minas Gerais e Rio de Janeiro.

O Container do Esporte, que é itinerante e totalmente gratuito, oferece aulas de vôlei, handebol, tênis, badminton e atletismo para até 240 crianças, de 6 a 12 anos, em cada núcleo, por três meses. Já o Container das Artes tem aulas gratuitas de circo, percussão, dança e teatro, além de noções e experiências práticas em sustentabilidade para crianças e jovens, de 8 a 14 anos. Antes de começar as aulas em todas as cidades visitadas ainda, o projeto oferece um curso gratuito de capacitação para profissionais e estudantes de educação física das regiões. Destas turmas são contratados os monitores que atuam no dia a dia da iniciativa. Ao final do projeto, todos materiais e equipamentos esportivos e pedagógico ficam na cidade.

A ligação dos projetos do IDEC com contêineres com os temas de sustentabilidade e meio ambiente já vem desde o início do projeto, ainda em 2022. Para levar estes conceitos aos alunos atendidos, aulas específicas constam no programa de atividades. Além disso, os alunos são apresentados ao que há de mais moderno em energia limpa, afinal os contêineres funcionam com captação de energia eólica e solar. Uma parede verde, montada pelos próprios alunos, em uma aula de plantio, também é deixada como legado em cada município atendido pela iniciativa.

PCN
O Container do Esporte recebeu certificados de plantio e selos Carbono Neutro PCN2335, PCN2336 e PCN2337, e o Container das Artes teve o PCN2338,  emitidos pelo Idesam, por meio do Programa Carbono Neutro Idesam (PCN).
O PCN foi criado em 2010 com o objetivo de conectar os grandes centros urbanos às florestas, permitindo que pessoas, empresas e iniciativas se responsabilizem pelos impactos que geram no planeta, ao neutralizar suas emissões de gases de efeito estufa (GEE).

Com mais de uma década atuando na RDS Uatumã, o PCN atingiu a marca de 50 mil árvores plantadas, aproximadamente 10 mil toneladas de CO2 compensadas, 40 famílias parceiras envolvidas no projeto e 65ha reflorestados. Para a gestão de rastreabilidade o PCN disponibiliza no site do Idesam uma plataforma de plantio, sabe-se exatamente onde a árvore foi plantada e qual família parceira implementou SAF.

Share:
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support