Gratuito, curso trata de gestão e financiamento esportivo e é voltado para profissionais do 3º Setor e de entidades públicas; projeto tem patrocínio da Vale por meio da Lei de Incentivo ao Esporte.
O saldo de mais uma etapa do projeto de Capacitação Esportiva, desta vez em Vitória (ES), foi extremamente positivo. O curso, que aborda vários tema na área de Gestão e Financiamento Esportivo, recebeu profissionais do 3º setor e do poder público de Vitória e região na última semana. Com inscrições esgotadas, os organizadores dividiram parte de toda experiência, adquirida com anos de atuação no mercado, e impactaram positivamente os alunos para que eles propaguem conhecimento esportivo no Brasil. Durante os três dias de capacitação, os alunos doaram quase 60 kg de alimentos, que foram destinados ao Asilo de Idosos de Vitória, entidade escolhida pelos participantes.
O curso, que é gratuito, tem patrocínio da Vale por meio da Lei de Incentivo ao Esporte, tem sempre um total de 24 horas de aulas, entre teóricas e práticas, que versam sobre gestão e administração esportiva, financiamento esportivo, planejamento esportivo e planejamento estratégico. Em outubro, será a vez de Paraupebas (PA) receber a iniciativa, de 5 a 7/10. Os interessados podem se inscrever a partir do dia 8/09 no site www.capacitacaoesportiva.com.br.
“Curso muito bom, com uma metodologia excelente, com atividades muito dentro do que esperávamos na legislação do esporte... Abrindo horizontes e fazendo networking. Impecável mesmo”, disse Ana Claudia Fraga, da Associação Espírito Santense de Pickeball, aluna do programa em Vitória (ES).
“Aprendemos a movimentar algumas coisas que todos temos dificuldade e hoje já posso dizer que estamos abrindo nossas mentes para elaborarmos nossos projetos e divulga-los corretamente”, encerrou Agnaldo Xavier, professor de futebol, também aluno na capital capixaba.
O programa de Capacitação Esportiva do IDEC já passou por quatro cidades. A iniciativa iniciou sua trajetória por três cidades mineiras, Brumadinho, Sete Lagoas e Ipatinga, também com enorme sucesso, e deixou sua marca em Vitória (ES), no último final de semana. Agora, segue para o Pará.
“A gente costuma falar que não falta dinheiro para o esporte e nesse curso conseguimos mostrar diversas formas de conseguir recursos, além de explicar como executar bem esse recurso público, prestando contas de forma adequada para que os projetos possam continuar por muito tempo. No nosso entendimento, falta é conhecimento de onde buscar investimento, de que forma buscar e o que é necessário para buscar”, finalizou Leonardo Castro, especialista em gestão esportiva, que ministra o curso ao lado de João Mandarino, outra referência na área.
Fotos: Divulgação/IDEC