Projeto de Capacitação Esportiva do IDEC segue trilha de sucesso em Parauapebas (PA)
Iniciativa pioneira no Brasil fez muito sucesso na capital maranhense e segue para o Rio de Janeiro, em dezembro
O Projeto Capacitação Esportiva - Gestão e Financiamento Esportivo esteve em São Luís (MA) na última semana e mais uma vez teve sala de aula lotada. Pioneira e inovadora, a iniciativa foi prestigiada até por dois ex-atletas olímpicos, que se inscreveram para desenvolverem seus conhecimentos em gestão e financiamento esportivo no Brasil. Agora será a vez do Rio de Janeiro, que receberá o curso, entre os dias 6 e 8 de dezembro, o CCNA - Centro de Convenções Nova América recebe mais uma edição. As inscrições poderão ser feitas através do site www.capacitacaoesportiva.com.br.
“Estive na formação em São Luís e foi muito importante para o Maranhão. Nós ainda temos poucos projetos nessa área e há poucas pessoas com expertise no assunto. A formação é justamente para capacitar mais profissionais e chamar as empresas para fortalecerem o setor", disse Iziane Castro, ex-atleta olímpica de basquete, medalhista de bronze no Pan de Guadalajara 2011 e fundadora do Instituto Iziane.
Voltado para profissionais do terceiro setor e do poder público, o programa é gratuito e foi desenvolvido pelo Instituto para o Desenvolvimento do Esporte e da Cultura (IDEC), com patrocínio da Vale por meio da Lei de Incentivo ao Esporte. Seis cidades, de quatro estados diferentes, já receberam o curso, que se divide entre aulas teóricas e práticas, com 24 horas de atividades ao todo.
"O curso de capacitação em Gestão e Financiamento Esportivo do IDEC é importantíssimo para quem é do meio esportivo, gestores e pessoas que querem levar o esporte para frente. A capacitação constante é uma necessidade. É um curso excelente e uma oportunidade única de aprendermos cada vez mais a trabalhar com o esporte e a oferecer perspectivas no segmento", disse Winglitton Rocha Barros, o China, ex-atleta olímpico do handebol, que disputou os Jogos de Atlanta 1996 e foi campeão dos Jogos Pan-Americanos de Santo Domingo 2003.
Presenças ilustres
O evento também recebeu nomes importantes do setor e da área institucional, como o secretário da Secretaria Nacional de Esporte Amador, Educação, Lazer e Inclusão Social, Paulo Henrique Cordeiro; a diretora de Programas e Políticas de Incentivo ao Esporte do Ministério do Esporte, Michelle Vinecky; da gerente da Fundação Vale, Fernanda Fingerl; da Relações Institucionais da Vale Maranhão, Giselly Pinto; analista de Responsabilidade Social da Vale, Bruno Queiroz; analista de Responsabilidade Social da Vale, Ricardo Medeiros; relacionamento com Comunidade Vale, Joquebede Dias dos Santos; diretor do Consórcio Intermunicipal Multimodal, Lee Max Andrade.
Fotos: Divulgação/IDEC