Projeto itinerante capacita profissionais locais e beneficiará mais de 1.400 crianças e jovens em 12 municípios de MG, oferecendo gratuitamente aulas de vôlei, handebol, tênis, badminton e atletismo
Quando um enorme container chegou em Morada Nova de Minas e Paineiras, os moradores nem desconfiavam quanta transformação cabia naqueles metros quadrados de metal. O projeto “Container do Esporte” iniciou sua trajetória nestes municípios no final de 2022, capacitando profissionais locais e aproveitando a mão de obra para iniciar as oficinas de vôlei, handebol, tênis, badminton e atletismo. Além disso, apresentou para a população conceitos de sustentabilidade, já que funciona totalmente com energia limpa, eólica e solar. Agora, em Maravilhas e Fortuna de Minas, o projeto atenderá até 120 crianças de 6 a 12 anos em cada núcleo.
Itinerante, o Container do Esporte está rodando por municípios mineiros e permanece por três meses em cada cidade. Idealizado e executado pelo Instituto para o Desenvolvimento do Esporte e da Cultura (IDEC), com patrocínio da Vale via Lei de Incentivo ao Esporte, e em parceria com as prefeituras, o projeto seguirá ainda para Paraopeba e Caetanópolis, a partir da última semana de julho, São José da Varginha e Pequi, a partir da última semana de outubro, e Mateus Leme e Florestal, já em 2024, a partir da última semana de janeiro.
Aulas de sustentabilidade
Pensando em levar o conceito de sustentabilidade, alinhado com o que há de mais moderno em energia limpa, os containers funcionam com captação de energia eólica e solar. Desta maneira, servem como exemplo direto nas aulas ministradas sobre o tema, que também fazem parte da grade em todas as cidades. Uma parede verde, montada pelos próprios alunos, em uma aula de plantio, também é montada (e deixada como legado) em cada município atendido pela iniciativa.
Apesar de ser itinerante, o Container do Esporte deixa como legado nos municípios a estrutura, material esportivo e o conhecimento compartilhado com profissionais locais. Como uma semente plantada nas cidades, da mesma maneira que ensinam aos alunos nas aulas da parede verde, uma das estruturas sustentáveis do container.
“O Container do Esporte tem um viés inovador, de transformação. A ideia é iniciar um trabalho, dando uma base concreta para os municípios seguirem apostando na prática esportiva, na saúde e no bem-estar. E também na sustentabilidade, na energia limpa. Um dos pontos mais importantes desse processo é a capacitação dos profissionais locais. São eles que serão os propagadores dos valores e da metodologia. Além disso, buscamos apresentar uma grade de aulas ampla, com modalidades que muitas crianças nem conheciam. É uma janela que se abre e ficamos muito felizes com todo o feedback positivo que já temos recebido”, afirmou Leny Figueiredo, coordenadora do IDEC.
Inscrições em Maravilhas e Fortuna de Minas
As aulas no Container do Esporte em Maravilhas e Fortuna de Minas começaram no início desta semana, mas o projeto ainda está recebendo inscrições. Os responsáveis interessados devem se dirigir aos seguintes endereços:
Maravilhas
Rua Guerino Duarte Maciel - Complexo Municipal de Convivência Celino Duarte Chaves (Quadra do teatro).
Fortuna de Minas
Estádio Geraldo Sorocaba - Rua Primeiro de Março 45 A 89