Projeto social esportivo realizado em Açailândia, no Maranhão, trouxe alegria para Davi, de sete anos, que chegou a ganhar corrida de rua depois de se apaixonar pela modalidade
Que o esporte transforma vidas, todos sabem. Mas cada história de superação tem um gosto especial, principalmente quando envolvem crianças. Em Açailândia, o projeto “Container do Esporte”, que leva uma estrutura itinerante, com aulas gratuitas de vôlei, atletismo, tênis, badminton e handebol para crianças, transformou a vida do pequeno Davi Lucas, de apenas sete anos. Diagnosticado com o transtorno do espectro autista, ele tem encontrado no atletismo uma nova maneira de vencer a dificuldade na comunicação e no convívio social.
De acordo com a mãe, Ione Leite Lima, após tentativas frustrantes em outros esportes, ela matriculou o filho na iniciativa social esportiva. E tudo se transformou.
“Após Davi descobrir que poderia correr bem, percebi melhoras nos estudos, na interação com os amigos e familiares. As corridas melhoram a sua concentração, assim ele aprendeu a ler e já consegue copiar as tarefas do quadro de aula no colégio”, conta Ione.
A evolução do pequeno atleta é significativa e, apesar das dificuldades ocasionadas pelo transtorno do espectro autista, Davi já venceu o medo e a barreira de interagir com as pessoas.
“Graças à Deus! Esse projeto veio na hora certa pra vida do meu filho, fez uma grande diferença positiva na vida dele e creio que na vida de outras crianças também", disse a mãe.
Corrida de rua
Empolgada com a evolução do filho, Ione fez a inscrição de Davi Lucas em uma corrida de rua em Açailândia. No dia da corrida, apesar de não ter tênis para participar, correu. E mesmo descalço venceu a prova na categoria mirim: 5 km em 39 minutos
A mãe ainda afirma que Davi foi um aluno frequente e fez questão de participar de todas as aulas do programa. Toda vez que perguntam sobre o atletismo, o Davi fala que quer permanecer no esporte, mesmo após a etapa do projeto finalizar.
“No começo dos treinos do projeto, ele nem foto queria tirar com outras crianças, se dispersava muito. Só queria brincar na hora do treino”, completa Ione.
O Container do Esporte é realizado pelo Instituto para o Desenvolvimento do Esporte e da Cultura (IDEC), com patrocínio da Vale e em parceria com as prefeituras.