IDEC - Instituto para o Desenvolvimento do Esporte e da Cultura

Container do Esporte oferece aulas gratuitas de cinco modalidades em Rio Bonito

Projeto ensinará vôlei, handebol, tênis, badminton e atletismo a partir da próxima segunda-feira. Inscrição de crianças de 6 a 12 anos ainda podem ser feitas, no Ginásio de Esporte Marcus Vinícius de Lacerda Botelho

A partir da próxima segunda-feira (15.05), o projeto Container do Esporte iniciará suas atividades em Rio Bonito, município da Região Metropolitana do Rio de Janeiro. A iniciativa, totalmente gratuita, oferecerá aulas de vôlei, handebol, tênis, badminton e atletismo para até 240 crianças de 6 a 12 anos pelos próximos três meses. Os responsáveis interessados nas inscrições devem procurar o contêiner, estacionado no Ginásio de Esporte Marcus Vinícius de Lacerda Botelho - Rua Hilda Jardim Faria S/N, Boqueirão, de 08 as 11h e de 14 as 17h.

Desde o início desta semana, os idealizadores do projeto estão em Rio Bonito promovendo, também gratuitamente, a capacitação de profissionais de educação física. Os monitores das aulas serão contratados a partir dessa turma, aproveitando mão de obra local. Este é um legado do Container do Esporte, que também deixa nas cidades participantes a estrutura e o material esportivo utilizado nas atividades.

“O Container do Esporte tem um viés inovador, de transformação. A ideia é iniciar um trabalho, dando uma base concreta para os municípios seguirem apostando na prática esportiva, na saúde e no bem-estar. E também na sustentabilidade, na energia limpa. Um dos pontos mais importantes desse processo é a capacitação dos profissionais locais. São eles que serão os propagadores dos valores e da metodologia. Além disso, buscamos apresentar uma grade de aulas ampla, com modalidades que muitas crianças nem conheciam. É uma janela que se abre e ficamos muito felizes com todo o feedback positivo que já temos recebido”, afirmou Leny Figueiredo, coordenadora do IDEC.

Itinerante, o Container do Esporte iniciará em Rio Bonito as atividades no Rio de Janeiro em 2023. Depois, seguirá para Cachoeira de Macacu (14/08 a 01/11), Carapebus (13/11 a 09/02/2024), Guapimirim (26/02/2024 a 16/05/2024), Teresópolis (27/05/2024 a 15/08/2024), Petrópolis (26/08/2024 a 14/11/2024) e Três Rios (25/11/2024 a 28/02/2025).

 

Aulas de sustentabilidade

Pensando em levar o conceito de sustentabilidade, alinhado com o que há de mais moderno em energia limpa, os contêineres funcionam com captação de energia eólica e solar. Desta maneira, servem como exemplo direto nas aulas ministradas sobre o tema, que também fazem parte da grade em todas as cidades. Uma parede verde, montada pelos próprios alunos, em uma aula de plantio, também é deixada como legado em cada município atendido pela iniciativa.

O Container do Esporte é idealizado e executado pelo Instituto para o Desenvolvimento do Esporte e da Cultura (IDEC), com patrocínio da Enel via Lei de Incentivo ao Esporte, e em parceria com as Prefeituras e Governo do Estado do Rio de Janeiro.

Fotos: Divulgação/IDEC

Share:
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support